Os eventos SST no eSocial consistem nas informações que deverão ser enviadas para o eSocial, referente a saúde e a segurança do trabalhador.
São eles:
– S-2210 – COMUNICAÇÃO DE ACIDENTE DE TRABALHO – CAT
Após a ocorrência do acidente, a empresa tem até 24h para informar o evento no eSocial.
Neste caso deve ser elaborada a investigação do acidente de trabalho.
A empresa tem autonomia para fazer essa comunicação, porém, pode contratar a investigação e o cadastro da CAT com empresas especializadas.
– S-2220 – MONITORAMENTO DA SAÚDE DO TRABALHADOR
Todos os exames médicos, previstos em Lei, de seus funcionários deverão estar rigorosamente em dia. E deverão ser cadastrados no eSocial.
Atrasos, serão passíveis de multas já no início dos processos de fiscalização.
– S-2240 – Condições Ambientais do Trabalho
a) LTCAT | Laudo de Insalubridade | Laudo de Periculosidade: A empresa deve elaborar/atualizar essas informações assim como, o Laudo de Aposentadoria Especial e as avaliações quantitativas dos agentes físicos e químicos do ambiente.
b) Treinamentos de SST: A empresa deverá informar se os trabalhadores foram submetidos as orientações de segurança conforme os riscos presentes no ambiente de trabalho. Sem os treinamentos, o Engenheiro não pode concluir o LTCAT, LP ou LI.
c) Equipamentos de Proteção Individual – EPI´s: Todos os EPl’s fornecidos aos trabalhadores deverão ser informados ao eSocial.
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